terça-feira, 20 de julho de 2010

I'm still Alive... Parte XVII

O dia 10, era o dia mais esperado, o dia da enchente, o tal que esgotou mais cedo que o habitual... 45 mil pessoas para ver sobretudo Pearl Jam, mas já lá vamos.

Más disposições postas de parte..., porque o dia anterior foi difícil para alguns..., boas prestações de Girls (vi pouco) e Sean Riley and The Slowriders. Estes últimos já nos habituaram a bons concertos e não comprometeram.

No Palco Super Bock, a minha decepção foi para os The Bing Pink, banda que iria ver apenas por 10/20 minutos, e o som ensurdecedor que saia das colunas no inicio da sua actuação. Tive pena, mas abandonei mais cedo. Fica para a próxima.

No palco Optimus Clubbing, The Legendary Tigerman e convidadas, concerto do qual vi 1 hora. Começou com as músicas mais calmas, o que me faz pensar que o fim terá sido a rebentar com tudo, mas... fui ver Pearl Jam. Só não gostei da (natural) demora entre canções para mudanças de material. Natural, mas penso que reduzível. Mas o que vi foi positivo. Destaque para a sensualidade de Rita Redshoes ou para a pancada de Peaches.

No Palco Principal, vi duas bandas. Cerca de 1 terço de Gogol Bordello, e Pearl Jam.
Os Gogol entraram muito bem, no seu registo habitual, alternando músicas antigas bem conhecidas (e cantadas pelo público) e músicas do disco mais recente. A energia da banda contagia, e contagiou. Ultimate, Start Wearing Purple, Pala Tute, We're Coming Rougher (Immigraniada), Wonderlust King ou Not a Crime (em baixo) foram das músicas mais bem recebidas pela plateia em festa.





A seguir, o momento alto, Pearl Jam. Grande expectativa. Após cinco ou seis músicas, entre as quais "Release", "Animal" ou "Given To Fly", Eddie Vedder pegou num papel do qual começou a ler em português. "Obrigado por virem ao nosso último show. Não o último de sempre, mas o último em muito tempo". O público quase que gelou. De seguida, já em inglês, "Não, é uma coisa boa! Mas mais vale divertirmo-nos, pois não sabemos quando vamos voltar".

A partir deste momento, o concerto ganhou uma nova alma, um novo simbolismo. Como se quiséssemos aproveitar aquele momento para contar depois aos nossos filhos. Vedder comentou ainda que é usual a banda arrancar ou terminar as digressões no nosso pais e que éramos um dos melhores públicos para o fazer.

"Obrigada por nos convidarem para a vossa festa, por nos deixarem pôr música por cima de vocês, à vossa volta", referiu ainda Eddie Vedder, numa noite em entoaram músicas como "Nothing Man", "Daughter", "Alive", "Even Flow", "Wishlist", "Black", "Why Go" e "Just Breathe" que originaram gigantescos coros, ou ainda as tocadas em formato acústico, "Betterman", cantada pelo público quase na íntegra, "Smile" e ainda uma canção cujo refrão era "Portugal, Portugal". No fim, Eddie abandonou o palco com a bandeira portuguesa em ombros.

ALINHAMENTO

1. Release
2. Elderly Woman Behind The Counter In A Small Town
3. Animal
4. Given To Fly
5. In Hiding
6. Unthought Known
7. Nothingman
8. Daughter
9. Even Flow
10. Just Breathe
11. Wishlist
12. Black
13. Glorified G
14. Why Go
15. The End
16. Portugal
17. Public Image
18. The Fixer
19. Wasted Reprise
20. Better Man
21. Smile
22. Once
23. Alive
24. Yellow Ledbetter

Voltem depressa, é para repetir...

Vídeos Pearl Jam

Destaque ainda para The Bellrays, a fechar a noite no palco Optimus Clubbing, numa actuação explosiva.

Até para o ano!

1 comentário:

cj. disse...

De destacar o Tigerman, sempre bem acompanhado, e obviamente os PJ. Dão o espectáculo que o público merece. É verdade que o gelámos ao ouvir aquelas palavras... mas muito se diz sobre elas, inclusive que foi um engano do Ed Vedder. Não me acredito que tenha sido mas, no final, o que interessa é que estão cá dentro! :) O 'Alive' acabou em grande com The BellRays! Loucura!