domingo, 4 de julho de 2010

I'm still Alive... Parte VIII

Os Kasabian são uma banda indie rock britânica, nascida em 1998, e fundada por Tom Meighan (voz), Sergio Pizzorno (guitarra, coro), Chris Edwards (baixo) e Christopher Karloff (guitarra e teclados) e Ash Hannis (bateria). Após o abandono de Karloff e Hannis, juntaram-se Ian Matthews (bateria), Jay Mehler (guitarra) e Ben Kealey (teclados), embora os dois últimos sejam apenas músicos convidados.

Quanto ao nome da banda, faz referência a Linda Kasabian, uma das integrantes do culto de Charles Manson. A banda já foi comparada aos Primal Scream, por misturar indie rock com batidas eletrônicas e às bandas Oasis e Stone Roses, pelo timbre do vocalista Tom Meighan.

A banda, que actua no dia 8, no Palco Optimus, já venceu inúmeros prémios musicais, e já lançou 3 álbuns de originais. A saber, Kasabian (2004), Empire (2006) e West Ryder Pauper Lunatic Asylum (2009). A banda encontra-se neste momento em gravações para o próximo álbum.





Entre os singles de sucesso dos Kasabian, contam-se, entre outros, Club Foot, Cut Off e o mais recente Fire. A única vez que assisti a um concerto deles foi em 2006, no Rock in Rio Lisboa, no mesmo dia de Orishas, Da Weasel e Red Hot Chili Peppers. Em Portugal, actuaram ainda no Festival Sudoeste.



Imediatamente antes dos Kasabian, tocam os Alice in Chains. A banda fundada em Seattle, em 1987, pelo vocalista Layne Staley e o guitarrista Jerry Cantrell, foi uma das bandeiras do movimento grunge, originado nos anos 90, igualmente por bandas como os Soundgarden, Nirvana e Pearl Jam. Os Alice destacavam-se por ter um som um pouco mais pesado, com elementos do hard rock e heavy metal.

A banda esteve inactiva entre 2002 e 2005, devido a morte de Layne Staley, relacionada com o consumo de drogas. Regressaram em 2005, com o novo vocalista William DuVall, vocalista com um timbre muito parecido com o de Layne. Em 2009 lançaram o primeiro álbum em 14 anos, Black Gives Way to Blue. Os restantes Alice são Mike Inez (baixo) e Sean Kinney (bateria).

Ao todo, a banda que celebrizou canções como Man in the Box, Would? ou Angry Chair, entre outras, lançou 4 álbuns de estúdio. São eles Facelift (1990), Dirt (1992), Alice in Chains (1995) e Black Gives Way to Blue (2009). Além disso, lançaram ainda 3 EPs e 2 álbuns ao vivo, além das típicas colectâneas.


Sem comentários: