quarta-feira, 7 de julho de 2010

I'm still Alive... Parte XI

E pronto, estamos na recta final, só falta arrumar a mochila porque dia 8 é já amanhã. Claro que não me ia embora sem falar nas duas bandas mais aguardadas do Optimus Alive! deste ano.

Fundados em 1981, como Faith No Man, em San Francisco, Califórnia, os Faith No More estiveram activos até 1998, regressando em 2009. A banda já teve cerca de 20 músicos diferentes, alguns por pequenos períodos de tempo, entre os quais sete vocalistas, dez guitarristas, dois teclistas, um baterista e um baixista.

O seu som assenta no rock, e certo, mas conta com uma fusão com outros estilos, como é o caso de heavy metal, funk, rock progressivo, hip hop, punk hardcore, thrash metal ou jazz.

A formação actual conta com 2 músicos fundadores. São eles Billy Gould (baixo) e Mike Bordin (bateria). Roddy Bottum (teclados) entrou em 1982, Jon Hudson (guitarra) entrou em 1996 e Mike Patton (voz) entrou em 1989. Patton é a figura mais mediática do grupo, sendo um verdadeiro músico insaciável, conhecido pela sua voz muito versátil e pelos seus vários projectos, como por exemplo Mr. Bungle, Tomahawk, Lovage, Fantômas, The Dillinger Escape Plan, Zu e Peeping Tom.

São uma das bandas mais influentes dos anos 90, explicando-se assim a euforia do seu regresso em 2009, onde até actuaram no Festival do Sudoeste. Gravaram na sua história 6 álbuns de originais e 1 ao vivo, além de várias colectâneas. Entre os seus temas mais conhecidos contam-se We Care a Lot, Epic, Easy (cover dos Commodores, de Lionel Richie), I Started a Joke (cover dos Bee Gees) ou Ashes to Ashes.





Nem precisam de apresentação. Os Pearl Jam são de Seatle, é certo, mas são também do mundo todo. Fundados em 1990, são, desde 1998, Eddie Vedder (voz, guitarra), Jeff Ament (baixo), Stone Gossard (guitarra), Mike McCready (guitarra) e Matt Cameron (bateria).



Fizeram parte do muito badalado movimento grunge, nos anos 90. O dia 10 de Julho esgotou, 45000 pessoas vão assistir ao concerto dos Pearl Jam. Até hoje lançaram 9 álbuns de originais, o último dos quais Backspacer, de 2009. Qualquer dia falaremos melhor sobre eles. Para já, espero que tenham um bom Alive...

Sem comentários: