domingo, 1 de agosto de 2010

Porcupine Tree: os anos na Delirium (Parte 2)

Em 1992 é editado o "On the Sunday of Life...", uma compilação do melhor material das cassetes posteriores (o restante material que não foi seleccionado foi mais tarde editado no álbum “Yellow Hedgerow Dreamscape”). Tal foi a aceitação do público que esta pequena edição de 1000 exemplares esgotou rapidamente, e foi reimpressa novamente juntamente com uma versão em CD.
 
Em Maio de 1993 sai o "Up The Downstair", álbum que, à semelhança do seu antecessor, combina rock com música de dança. Inicialmente o álbum era para ser duplo, mas o segundo foi retirado e editado em separado no single "Voyage 34". De destacar ainda, pela primeira vez, a presença de dois futuros membros da banda na gravação do álbum, Richard Barbieri (ex-Japan) e Colin Edwin. A fama de Porcupine Tree cresceu até ao ponto de Steven Wilson decidir recrutar mais músicos para formar uma banda capaz de tocar as canções do reportório ao vivo. Tanto que em Dezembro de 1993 a banda começou a apresentar-se em concertos com Steven na voz e guitarra, Colin Edwin no baixo, Chris Maitland na bateria e Richard Barbieri no teclado.

Em 1994 é lançado “Moonloop”, um EP que precedeu o álbum “The Sky Moves Sideways”, de 1995, um sucesso entre os fãs de rock progressivo da altura. A banda começou a ser apelidada de “os Pink Floyd dos anos 90” devido à experimentação melódica ambiente do rock presente no álbum. O trabalho ficou fortemente influenciado pela música dos Pink floyd, devido à vontade de satisfazer os fãs destes, facto de que Steven Wilson mais tarde declarou vir a arrepender-se.

“Signify” é lançado em Setembro de 1996, uma mistura de faixas instrumentais com canções mais melodicamente estruturadas, buscando inspiração a vários estilos vanguardistas e de rock. Especial destaque para as músicas “Every Home Is Wired” e “Dark Matter”, que, segundo Wilson, são de um género totalmente diferente de qualquer outra coisa feita antes, apesar de ter as suas raízes na música progressiva.

A popularidade da banda continuou a aumentar e em 1997 fazem um concerto para cerca de 5,000 pessoas em Roma, que foi gravado e lançado no álbum ao vivo ”Coma Divine”, o último a ser publicado pela Delirium Records, que já não podia oferecer os recursos necessários à banda para fortalecer a sua imagem mundialmente.

Continua...
DOWNLOADS
 
On the Sunday of Life...
Yellow Hedgerow Dreamscape
Up The Downstair
Voyage 34
The Sky Moves Sideways
Signify
Coma Divine


1 comentário:

Anónimo disse...

Bom post!

Realmente o Rock Progressivo tem algo de fascinante, a criação de camadas sonoras que se interligam e formam uma espécie de atmosfera imaginaria... Muito bom, para conhecer mais no futuro.