sábado, 12 de junho de 2010

Porcupine Tree: O início (Parte 1)

Este é o primeiro de vários posts dedicados à banda britânica de rock progressivo Porcupine Tree. Neles vou tentar fazer uma análise completa do trabalho desta banda, desde o seu início até à data presente.

Em 1987 Steven Wilson e Malcolm Stocks começaram uma brincadeira, criando uma banda fictícia chamada The Porcupine Tree. Chegaram mesmo a dar nomes aos álbuns e membros, fabricando uma extensa e detalhada biografia no processo.

Para sustentar mais esta charada, Steven (na altura um jovem adolescente), gravou várias horas de música, assim que conseguiu dinheiro suficiente para adquirir equipamento de estúdio. Mais tarde achou que o material gravado tinha algum potencial, e em 1989 lança o primeiro trabalho dos Porcupine Tree, uma cassete com 80 minutos de gravações caseiras de apenas 50 cópias, “Tarquin's Seaweed Farm”.

O booklet da cassete descrevia como a “suposta” banda se tinha encontrado pela primeira vez num festival de rock no princípio dos anos 70, e mencionava ainda que tinham sido presos várias vezes. Os nomes dos participantes (inventados) do álbum eram bastante caricatos, como Sir Tarquin Underspoon e Linton Samuel Dawson (atenção às iniciais deste último). Uma das faixas era um demo do agora clássico tema Radioactive Toy, música que foi buscar fortes influências aos Pink Floyd, uma das bandas preferidas na infância de Wilson.

Steven mandou cópias da “Tarquin's Seaweed Farm” para pessoas que ele achou que talvez se interessassem pelo seu trabalho. Uma delas foi parar à redacção da Freakbeat, revista de música underground do Reino Unido, que na altura estava a planear começar a sua própria editora discográfica. A qualidade das gravações chegou para ser convidado a contribuir com uma música numa compilação de artistas de música psicadélica. Essa compilação foi o primeiro lançamento da editora criada pela revista, Delerium Records.

Durante os meses que antecederam o lançamento da compilação, Steven lançou mais duas cassetes, Love Death and Mussolini e The Nostalgia Factory. Pouco tempo depois os Porcupine Tree assinaram um contrato com a Delerium Records, tornando-se na primeira aquisição da editora.

Continua…

DOWNLOADS

Tarquin’s Seaweed Farm

The Love, Death & Mussolini

The Nostalgia Factory

Sem comentários: