terça-feira, 28 de setembro de 2010

Política na pauta?

Boas!
Para hoje temos “Bullet the Blue Sky”, original de 1987, dos U2, incluído no álbum “The Joshua Tree”. Talvez o tema mais pesado da carreira dos U2, ironicamente alvo de versões de bandas como Sepultura e POD.

Apesar de não ter sido lançada como single, a canção é alvo de um assinalável airplay nas rádios e é, ou foi até há bem pouco tempo, a sexta canção mais tocada ao vivo pela banda irlandesa. É uma crítica à intervenção militar dos Estados Unidos durante a guerra civil em El Salvador, nos anos 80.

Ficaram célebres as versões ao vivo deste tema em anteriores tours dos U2, nas quais Bono segurava um holofote e apontava-o para a cara dos espectadores enquanto fazia referências políticas a figuras como Ronald Reagan (Presidente dos EUA entre 80 e 89) e Jerry Falwell (Pastor Evangélico). É precisamente a Reagan que Bono se dirige no excerto  "This guy comes up to me / His face red like a rose on a thorn bush / Like all the colors of a royal flush / And he's peeling off those dollar bills / Slapping them down."

A versão que se segue está incluída tanto no disco, como no DVD “Rattle And Hum”, de 1989.

Cumprimentos

1 comentário:

cj. disse...

Esta música é o delírio! Pena não ser tocada mais vezes...